Guia de Iniciantes

O Basico

Crie seu personagem( muito simples). Mova com W A S D ou mouse.Você pode clicar e arrastar todo tipo de Skills , itens e coisas utilizaveis no jogo para a Barra de Atalhos na parte de baixo da tela, você pode apertar botões para usa-la ou pode clicar lá diretamente.Domine isso.Aprenda a usar todos os outros atalhos do Teclado do jogo, eles irão te ajudar muito!Os mais importantes que Você precisa saber e que eu uso o tempo todo
F - Ataca um monstro, Se você clicar numa pessoa e clicar em F ele vai automaticamente atacar o mesmo monstro que aquela pessoa está atacando.Outro detalhe quando você clica numa pessoa aparece la do lado do nome dela quem ela está atacando e você pode clicar nele. Domine isso.
Z - Carrega o Ki , mas apenas depois da Time lap do goku no lv 4
X - Senta
C - Abre a Aba do char
V - Pega itens que cairam no chão
R - Defende, mas apenas depois da quest do Rei cutelo no lv 9
T - abre as opções do escouter
I - Abre o Inventário
*(asterisco) - Anda sozinho. muito útil.

A pedido de alguns players resolvi colocar os atalhos de conversa( digite isso no chat e aperte espaço)

/w nomedoplayer - whisper( famosa mensagem privada)
/p - Grupo
/g - Guild
/t - Trade ou troca
/n - volta ao chat normal


Se você quiser pular ( o que eu não aconselho que você faça) o tutorial do jogo, na hora de entrar no jogo aperte no botão da direita quando perguntado alguma coisa.

Você não tem necessidade de conhecer Coreano/Chines, mas você deve pelo menos poder ver essas linguagens. Para o coreano seu computador precisa estar na linguagem coreano e com o pack coreano instalado. Já o chines , apenas com o pack e o PC em porguês já é suficiente.O forum tem diversos tutoriais lhe ajudando nesse sentido.

A Interface de Usuário(Famosa UI)


Imagem


A maior parte da UI é bem básica em todos os MMO's e não seria diferente aqui no DBO.O icone de carta no canto superior esquerda vai brilhar quando você receber uma nova mensagem.Os circulos em baixo do seu RP são bolhas de RP. Você as usa para adicionar efeitos adicionais nas habilidades(Muito util!!! domine isso). Os circulos no canto esquerdo onde tem F e N . São os atributos da Sua arma e Armadura respectivamente. Esses atributos irão influenciar no seu dano!!( algo como pokemon). Falarei sobre eles mais adiante.Aquele simbolo verde ali no canto representa a sua capacidade, cada item equipado possui um peso. Caso passe da sua capacidade você recebera punições nos seus atributos! Fique atento.






Imagem


A barra de atalhos,Assim como a UI ela é bem básica.Você pode clicar e arrastar itens para usar com mais velocidade, você pode clicar diretamente no teclado ( 1~9 F1~F9). como você deve ter percebido eu tenho uma barra extra. Ela é muito facil de por. Primeiro aperte O.Irá abrir a seguinte abá, depois clica na opçõa circulada em vermelho.
Spoiler


Pronto, isso vai te ajudar muito






Imagem


Quando você clica em alguem e depois nos 4 losangos acima do nome dela ,aparece uma lista de opções.
Na ordem que você vê
1 - Cria um grupo e chama o player
2 - Abre a aba de Negociações(trade)
3 - Adiciona Ele pra sua lista de Amigos( L)
4 - chama para um duelo
5 - Follow ( segue o alvo)
6 - Nada






Imagem


Quando você é o lider do grupo você irá notar ao clicar nos monstros um botão com o número 1 e 2 logo abaixo do rosto dele. Ao clicar ai você pode numerar o monstro ou player a seu bel prazer e todos os membros da party irão ver o mesmo número. Isso é útil pra diversas ocasiões e estrategias no PVP.

LP , EP e RP

LP e EP são bem simples.LP = Life points, ou seja se LP = 0 , você morre e EP = Energy points , ou seja se EP = 0 , você não pode mais usar Skills. RP são Rage points, Você utiliza isso para adicionar efeitos especiais as habilidades.Conforme você ganha RP ( seja por apertando Z ou apanhando de monstros) você ganhará bolhas de RP.Cada efeito custa 1 bolha de RP, algumas skills especificas gastam 2.Para adicionar o Efeito você aperta na skill e deixa o botão apertado, irão aparecer os efeitos adicionais e você aperta o número que desejar.
Aqui são os efeitos que você pode adicionar:

Imagem Aumenta o dano da skill
Imagem adiciona uma chance de derrubar o alvo(pode falhar!)
Imagem aumenta a duração das habilidades
Imagem reduz o cooldown(tempo que você espera para usar a mesma skills denovo)
Imagem só funciona em players. Caso o alvo esteja defendendo e você adiciona esse efeito. Seu dano fará 250% mais(lembrando que o dano normal é 100%). Se o alvo não estiver defendendo seu dano será 0!
Imagem diminui o tempo para lançar a skill( costuma diminuir 0.6 segundos só)
Imagem reduz o consumo de EP(todo healer precisa disso)

Se você for na sua arvore de habilidades ( K) e clicar no pequeno girasol em cima do icone de uma skill(em cima do +). Voce pode escolher um efeito padrão para usar automaticamente e pode ler a descrição dos efeitos.

Scouter e Ki

A arma mais util do jogo é o seu escouter, Ative o apertando T. ao escanear um monstro ou player, por padrão ele lhe dira qual seu poder de luta. Caso você tenha adiciona este chip > Imagem Ao escanear um monstro você irá saber se precisa dele para alguma quest( aparece um balão laranja em baixo do nome) e você pode Escanear em volta por quests(na opção 2 ao invez da 1 no T).
O ki é uma unidade de medida que te ajuda a saber o quão poderoso aquilo é. Ele é calculado por todos os Status da pessoa/monstro , mas principalmente seu LP.

Um escouter pode ser melhorado com Chips, cada escouter tem 4 slots para se colocar chips e um limite(W) máximo que não pode ser ultrapassado. Escouter melhores possuem limites maiores.Chips adicionam novas habilidades ao escouter, como ver esferas, ver equips , mais LP e etc.

Grupos

Criar grupos é a maneira de se conseguir as coisas no DBO.Criar um grupo é extremamente simples.Você não deve ter muitos problemas com isso.Você Adiciona aquela pessoa como amigo e depois na aba L clica no pequeno + com 2 pessoas( segundo icone). Note que ambos devem estar no mesmo canal.






Imagem


Da esquerda pra direita os icones são.
Informações da party - onde você pode sair dela na primeira opção
Distribuição de Zeni - pra qualquer 1 ou aleatorio
Distribuição de Itens - pra qualquer 1 ou aleatorio ou pra quem matou ( deu mais dano)
Dificuldade da dungeon - Reseta dungeon , normal , Lendaria
Opções da party - Esconder a party , não mostrar ou mostrar os BUFFs

Se você é o lider ao clicar com o botão direito em alguem você pode
1 - Passar o lider
2 - Expulsar do grupo
3 - Nada

Guia Geral

A primeira quest que lhe é dada no jogo é escanear o NPC. Alem de poder ver os caracteres em chines/coreano, seu melhor amigo é um chip amarelo escaneador de quests.Você ganha esse chip em uma das quests do jogo, mas se perde-lo pode comprar um no npc que vende escouters( um robozinho azul).Quando colocado no escouter ele lhe dará uma segunda opção para escanear por quests.






ImagemImagemImagem

As bolinhas vermelhas e azuis são npc's que irão lhe dar novas quests. Fique atento!

Para completar as quests, apenas caminhe até o circulo vermelho indicado no mapa.Uma vez lá, procure o monstro indicado pelo circulo que você deve matar.Se você não consegue enchergar caracteres coreanos/chineses você tera que escanear todos os monstros!Uma vez que você escaneia um monstro, o escouter lhe fará se ele faz parte da sua quest





Imagem


Isto não é o melhor modo de fazer as coisas, ja que nem sempre seu objetivo é matar um monstro.O melhor modo é comparar os caracteres( cuidado que você pode se enganar). Note que alguns objetivos são itens dropados por aquele monstro e não o monstro em si, ou seja nem todos os monstros mortos contarão para a quest.Para pegar o nome do que você precisa fazer, abra o mapa e passe o mouse em cima do circulo, ele lhe dará o alvo a ser morto.




Imagem


A maioria das quests podem ser completadas assim.Algumas quests no inicio do jogo não haverão qualquer circulos e são tutoriais, ou seja realizar uma ação dentro do jogo. Para elas siga esse tutorial. http://www.dbobrasil...showtopic=22271
outras quests involvem falar com um npc e outras simplesmente visitar um lugar no mapa e voltar. Algumas quests são dentro de Ultimate Dungeons e essas não terão qualquer circulos, essas quests começam no lv 23 com Tao pai pai. lv 38 com Doutor Gero , lv 48 com Museu do Pirauh e lv 52 com castelo do Pilaff , e level 55 com Volcano Dungeon( a mais dificil do jogo que apenas a PARADISE pode completar entre os estrangeiros).

As quests chamadas de Time lap ( lv 4 , 9 e 14) podem ser complicadas também, no final você ganhará uma habilidade.Há guias aqui no forum em como completar cada uma delas.Há também as famosas Time machine quests. Que liberam a primeira no lv 25. Você pega a quest, mata 30 monstro dentro do seu level e entrega para ganhar o cristal e usa esse cristal para iniciar a quest.Vá com um grupo pois elas são dificeis.Há varios videos no youtube sobre elas. Procurem os canais de mactassio21 e PizzaPieDBO para entender melhor.

Atributos da arma de da Armadura

Seu personagem tem uma propriedade , elas são:

Imagem nada
Imagem Strange(estranho)
Imagem Wild ( selvagem)
Imagem Elegante
Imagem Funny ( engraçado)
Imagem Honest ( honesto)

Todos os itens tem uma propriedade que se acumulam numa propriedade geral para sua arma e armadura.Dependendo de qual propriedade você está enfrentando podem haver reduções ou aumento de dano e Defesa. A propriedade "Nada" tem redução de dano e defesa para -5% para todas as outras propriedades. Aqui a lista de como as propriedades se interagem:



Imagem


No meio é a propriedade que estamos comparando, no verde claro ela tem +5% de dano em cima, e no verde escuro +10% de dano e defesa contra. No vermelho claro é o contrario, ela da -5% de dano e tem -5% de def contra, e no vermelho escuro -10%.
























Imagem


Os monstros possuem apenas uma propriedade que funciona como arma e armadura.Quando você passa o mouse por cima da propriedade você pode ver como essa propriedade está te afetando.A primeira linha mostra o quanto de dano você fará ( -5% e etc). E a proxima linha mostra a sua defesa contra aquele atributo. Ou seja vermelho e negativo sempre é ruim e verde bom. Quando você vê de outros players ele mostrará tanto a de arma quanto a de armaduras separadamente.Com eles é diferente, o primeiro icone é o quanto sua defesa aguenta o ataque dele ( ou seja quando esta vermelho indica que ele tem uma vantagem de dano em cima de você) e o de baixo é o quanto de dano a mais você faz nele( ou seja um icone vermelho indica que você tem uma defasagem em dano em relação a ele)

Nenhum comentário: